Pular para conteúdo

Pajens e Damas: As Crianças do Casamento

Pajens e Damas: As Crianças do Casamento

Seja o primeiro!
por outubro 23, 2015 Cerimônia e Festa

A entrada das crianças na cerimônia de casamento é sempre um momento de emoção e encantamento. Tradicionalmente, o cortejo conta com pelo menos duas crianças: um pajem e uma dama. Com o tempo, e de acordo com o gosto dos noivos, foram acrescentadas mais crianças para completar a chegada ao altar da igreja. Hoje em dia existem pelo menos três funções que costumam ser atribuídas aos pequeninos: a Petalista, o Porta-aliança e o Porta-bíblia.

A Petalista

Geralmente a Petalista (também chamada de “Florista”) é uma menina que entra antes da noiva com um cesto de pétalas de rosas que serão jogadas ao chão no decorrer de sua caminhada até o altar. Se os noivos quiserem, podem usar mais de uma menina nessa tarefa. Para cortejos mais curtos, essa daminha pode entrar junto da noiva, alguns passos à frente.

O Porta-bíblia

Após a entrada da noiva, uma criança entra na igreja trazendo uma Bíblia. Normalmente se usa um menino (Pajem), mas não obrigatoriamente. O Porta-bíblia caminha até o altar e entrega o livro sagrado ao pastor que irá celebrar o casamento. Essa tradição é típica dos casamentos evangélicos.

O Porta-alianças

No momento da troca de votos, entra uma criança na igreja com uma almofadinha nas mãos. Sobre essa almofada vêm as alianças que serão entregues ao casal no altar. Pode ser usado um pajem (o mais comum) ou uma dama como Porta-alianças.

Dicas para a participação de crianças no casamento

Pajem e Daminha no CasamentoCaso os noivos tenham muitas crianças nas famílias dispostas a participarem da cerimônia, eles podem usar mais de um Pajem e Dama para cada tarefa, em duplas de meninos e meninas ou em casais. O importante é que todo o cerimonial seja bem ensaiado para que os pequenos se sintam seguros na hora.

Especial atenção com crianças muito novinhas. Elas tendem a se distrair mais facilmente, se assustar com o movimento de convidados, fotógrafos, etc. e até chorar durante a entrada da igreja. Cabe à cerimonialista observar, no momento da entrada, se a criança está calma, concentrada e feliz por participar da celebração. Após a entrada, os pequenos podem se juntar às famílias para acompanhar a cerimônia. Capriche no traje das crianças, escolha uma música alegre para cada momento e pronto, a magia infantil está garantida no seu casamento!

Anterior
Próximo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

*